Esse blog destina-se ao registro de acontecimentos da família Caffé além de coisas do cotidiano, diversão, arte, reflexão, passeios, música e tudo que chamar a nossa atenção.



*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*


domingo, 7 de março de 2010

Cuidados com os pés




Micoses, calos, unhas encravadas, rachaduras e chulé são conseqüências da falta de cuidado

O mais diversos sintomas físicos e psíquicos encontram expressão em nossos pés. Muitas vezes, se fossem detectados de forma precoce, evitariam uma série de danos à saúde. No entanto, os pés são esquecidos e pouco lembrados em nosso dia-a-dia. Geralmente nos desdobramos em atenção e cuidado com outras partes do corpo (rosto, dentes, cabelos), enquanto que os pés...´Ah, os pés! Ficam para depois, né?´ Logo, é daí que vem problemas como calosidades, micoses, unhas encravadas, frieiras e, é claro, ele: o chulé.

Descuidos
Sabe aquela canção infantil que escutamos quando criança, que diz, mais ou menos assim: o sapo não lava o pé, não lava porque não quer, ele mora lá na lagoa, não lava o pé porque não quer, mas que chulé! Pode até parecer coisa de criança ou só uma canção engraçada, mas por trás dela está explícita uma das lições de higiene mais importantes e que devemos pôr em prática.

Atuando há 38 anos como podólogo, Salomão Lessa Andrade, 66 anos, sabe muito bem o que os descuidos com os pés podem provocar no organismo. Especialmente, quando se trata do chulé. ´O suor não tem cheiro, mas o odor aparece devido a decomposição das bactérias. A manifestação desse cheiro depende das condições de cada indivíduo, afinal ninguém vai querer ficar cheirando mal e, muito menos, passando por constrangimentos?´, indaga o especialista.

Motivados pela umidade e o calor existente entre os dedos, bactérias e fungos encontram um espaço perfeito para se alimentarem e multiplicarem. O chulé corresponderá ao odor que exala dos pés quando este grupo de seres decompõem as células mortas. Conhecido por ser uma das formas mais comuns de bromidrose, o chulé pode ser provocado por vários fatores: falta ou a má higienização; os tipos de calçados; a ingestão de determinados medicamentos (antibióticos) e, mesmo, de alimentos que contenham alho, cebola e espinafre em sua composição.

Além disso, existem outros fatores determinantes, como diabetes e enfermidades provenientes do sistema nervoso, que alteram a produção das glândulas sudoríparas, responsáveis pela produção de suor.

Cuidados
Segundo Salomão Andrade, o chulé também pode ser favorecido através do uso de calçados muito apertados ou quando são guardados (em local fechado) logo após serem retirados dos pés. O uso repetido de um mesmo par de meias, principalmente aquelas confeccionadas em material sintético (que potencializam ainda mais a transpiração nos pés), são muito prejudiciais.
Para prevenir ou tratar os desconfortos do chulé, é importante ficar atento a algumas dicas fáceis e que devem ser incluídas na rotina diária. A começar por um ato simples - e que poucos ficam atentos - de enxugar bem os pés (principalmente entre os dedos) após o término do banho. O mesmo se dá com a escolha correta do calçado. Em climas tropicais como o nosso - onde o verão acontece quase o ano interior -a transpiração é um item importante e que não pode ser colocado em segundo plano. O uso de sandálias e de pós anti-sépticos são essenciais para manter os pés bem arejados. Isso não significa - nunca - andar descalço, principalmente em pisos úmidos de banheiros coletivos, saunas e lava-pés.



De acordo com o podólogo, não adianta tratar só dos pés e deixar de lado o sapato ou o tênis contaminados´. Como prevenção, Salomão Lessa Andrade lembra que todas as pessoas - independente de terem problemas nos pés ou não - devem dedicar um tempo diário e mensal ao cuidado com os pés, seja por meio de limpezas, hidratações e massagens com profissionais habilitados.

Pés têm lugar sagrado no corpo humano

Embora sejam relegados ao segundo plano, os pés são considerados um dos mais importantes lugares simbólicos do corpo humano. Tanto os preceitos bíblicos como a mitologia fazem referência a sacralidade deste membro.


De acordo com Evaristo Eduardo de Miranda, no livro Corpo - Território do Sagrado (Editora Loyola), os pés são objetos de vários mitos, constituindo o lugar de contato entre o homem e a terra, ponto de partida para sua verticalização, elevação e ascensão. Representando, ainda, a força da alma, o suporte da postura ereta, a base da estatura, o domínio do ter.


Os pés são o primeiro broto do corpo do embrião e estão fortemente associados à idéia material e energética de origem, início, começo, princípio, ´bereshit´ em hebraico, ´arké´ em grego, o arquétipo, nossa inserção. Eles evocam o potencial, o ser, a causa e a semente.

(retirado dos sites http://diariodonordeste.globo.com )

☺ ☺  ☺

Nenhum comentário: