Esse blog destina-se ao registro de acontecimentos da família Caffé além de coisas do cotidiano, diversão, arte, reflexão, passeios, música e tudo que chamar a nossa atenção.



*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*


quinta-feira, 2 de junho de 2011


Como combinar as Gravatas

 
Mais do que um simples acessório, a gravata é um item que todo homem deve ter pelo menos em duas opções de cor, merecendo sempre um espaço reservado no guarda-roupa masculino.

Indispensável para ocasiões que exigem formalidade, ela se transforma em símbolo de elegância, respeito, dignidade e status. Com isso, essa pequena peça pode mudar completamente o visual quando o homem sabe como combiná-la.


O processo de escolha da gravata exige, acima de tudo, senso estético; por isso é comum que nesse momento a opinião feminina seja constantemente requisitada. Mas é importante que os homens vejam nesse processo uma oportunidade de exercitarem sua criatividade, testando seu discernimento e até mesmo ousando ao agregar personalidade, humor e excentricidade ao look.


Assim, vamos a algumas dicas que podem ajudá-los na hora da coordenação da camisa com a gravata.
 

Primeiramente defina qual a peça que deseja destacar no seu visual. Feito isso, você terá em mãos uma camisa mais neutra ou colorida e é de acordo com isso que definirá o tom da gravata que usará.

Para as camisas claras a liberdade de escolha da gravata é maior, pois elas aceitam praticamente todos os tons e desenhos, desde que estes sejam pelo menos um pouco mais escuros do que os tecidos que as compõem. Com ternos básicos como o preto ou azul marinho as rosadas, azuis, esverdeadas ou até mesmo cinzas podem criar um ótimo resultado.
 

Camisas ou ternos cinzas pedem por gravatas mais escuras que construam o efeito “tom sobre tom” , como as de cor castanha, vermelho escuro, preto, azul marinho e beges. Tons mais vivos como o mostarda, violeta, amarelo ou tangerina, também podem formar um bom contraste com o tecido cinza.
 

Já as camisas coloridas requerem maior atenção durante a escolha da gravata. O ideal é que estampadas ou lisas, elas permaneçam no mesmo tom da peça de baixo ou que sejam de uma cor mais neutra como, o cinza ou preto. 
 

As camisas azuis, por serem de cor fria e neutra, aceitam quase todas as combinações de gravata. Verdes, bordôs, rosas, acinzentadas, castanhas ou mesmo azuis, as gravatas caem bem com essa cor de peça.


Para as camisas mais escuras, a melhor combinação é obtida com gravatas também escuras. Marrom, bordô, marinho ou preta, a gravata pode ser lisa, com pequenas estampas ou texturizadas. O look monocromático não caiu ainda no gosto popular, mas os mais moderninhos já adotam o visual estiloso que não deixa muita margem para erros.


As camisas estampadas em xadrez, listras ou pequenos desenhos podem ser coordenadas com as gravatas para ocasiões menos formais. As cores do acessório podem repetir as da estampa ou criar discretos contrastes; mas para aqueles que querem investir em um visual mais original, com gravatas e camisas estampadas as dicas são: Listras finas com gravatas também listradas em padrões maiores; listras largas com o acessório listrado em padrões pequenos; e ternos em
risca de giz com gravatas em xadrez ou listras diagonais são regrinhas que, quando respeitadas, aumentam as chances do sucesso do visual.



A regra básica para acertar nos trajes formais compostos por camisa, terno e gravata é apostar na harmonia de cores. Atente também para a altura desse acessório, que deve se estender até o início da fivela do cinto, e para as tendências de moda, as quais, no momento, dispensam o uso dos prendedores, por exemplo. Assim, a elegância do look clássico e sempre sofisticado masculino será conquistada com mais personalidade e facilidade!

Fonte: http://www.portaisdamoda.com.br

Nenhum comentário: