Esse blog destina-se ao registro de acontecimentos da família Caffé além de coisas do cotidiano, diversão, arte, reflexão, passeios, música e tudo que chamar a nossa atenção.



*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*


segunda-feira, 13 de junho de 2011


Festas Juninas


Junho é mês de forró, boa comida e muita animação. Em todo o Brasil, milhares de pessoas se reúnem ao redor das fogueiras para homenagear os santos do mês: Santo Antônio, São João e São Pedro.

SANTO ANTONIO  -  13 de Junho

Santo Antônio nasceu em Lisboa, em 1195, filho de um casal de nobres portugueses e foi batizado como Fernando de Bulhões.
Este é o santo mais homenageado durante os festejos juninos e o que mais possui fiéis seguidores em todo o país.
Antonio é o padroeiro dos pobres, dos soldados, das famílias e também ajuda os que querem encontrar objetos perdidos. Mas o santo é famoso mesmo entre as moças que querem casar ou arrumar um namorado.
A véspera de 13 de junho é dia de realizar dezenas de simpatias para conseguir um parceiro. Para os que já encontraram um amor, também é dia de rezar para manter o relacionamento.
O santo casamenteiro é representado carregando o menino Jesus nos braços.
 
SÃO JOÃO  -  24 de Junho

São João, o santo festeiro é o mais importante do mês de junho. Diz a lenda que na noite de sua festa ele dorme. Se ficasse acordado desceria para se divertir junto aos forrozeiros. Outra lenda afirma que ele dorme porque, caso contrário, poria fogo na terra.
João Batista é filho de Isabel, prima de Maria, mãe de Jesus. Quando ele nasceu sua mãe mandou erguer um mastro em    e acendeu uma fogueira para avisar à prima sobre o nascimento.
Primo de Jesus, João foi o responsável pelo seu batismo nas águas do rio Jordão.
São João é invocado por quem busca proteção para o casamento e pelos que sofrem com dores de cabeça e garganta.
Em sua imagem o santo aparece ainda menino, segurando um cordeiro no colo.

SÃO PEDRO  -  29 de Junho

São Pedro é o santo que guarda as chaves das portas do céu e que encerra as festas do mês de junho.
Pedro era pescador e foi um dos 12 apóstolos de Jesus. Ele também foi o escolhido para fundar a Igreja Católica e se tornou o primeiro papa.
O santo é o protetor das viúvas e dos pescadores.
Como o dia de São Pedro marca o final das festas juninas, uma das tradições desse dia é o roubo do mastro de São João (aquele que representa o que Isabel acendeu para falar de seu nascimento), que só será devolvido no final de semana mais próximo.

O Nordeste é a região em que os festejos são mais animados e tradicionais, principalmente por causa do seu caráter religioso. Nesse período, as cidades nordestinas se transformam em verdadeiros arraiás, com muita comida típica e forró pé de serra.
Por ser uma região árida, o Nordeste agradece anualmente aos santos pelas chuvas caídas nas lavouras. Em razão da época    propícia para a colheita do milho, as comidas feitas com o produto integram a tradição, como a canjica e pamonha.
 
Tradições Juninas

Fogueira

As fogueiras tiveram origem na Europa, nas festas que celebravam o solstício de verão, dia 24 de junho. O costume de acender fogueiras relembra o acordo feito entre as primas Maria e Isabel. Para avisar a Maria sobre o nascimento de João Batista, Isabel acendeu uma fogueira na porta de sua casa num mastro.
O curioso é que, para cada santo junino é montada uma fogueira diferente. A de Santo Antônio tem formato quadrado. As fogueiras dedicadas a São João tem forma de pirâmide com a base arredondada. Já as de São Pedro têm forma e base triangular.


Mastro de São João

O mastro é erguido em homenagem aos três santos juninos na véspera do dia 12. A tradição diz ainda que a bandeira deve ser colocada por uma criança que tenha o rosto parecido com o de São João.
No alto do mastro é colocada uma bandeira que pode ter a imagem dos três santos ou apenas a imagem de São João.

Quadrilha

A quadrilha é uma dança originária da França e, no início, só a nobreza podia se divertir com a dança. As quadrilhas chegaram ao Brasil junto com a elite portuguesa, que valorizava e copiava tudo o que era moda em Paris. Rapidamente, os passos europeus se misturaram aos ritmos brasileiros e africanos e foi surgindo a quadrilha como conhecemos hoje.
A dança se popularizou, principalmente, na zona rural. É por isso que quem dança quadrilha usa roupas caipiras.

******

Nenhum comentário: