Esse blog destina-se ao registro de acontecimentos da família Caffé além de coisas do cotidiano, diversão, arte, reflexão, passeios, música e tudo que chamar a nossa atenção.



*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*


quinta-feira, 23 de junho de 2011

Corpus Christi


Hoje a Igreja Católica em todo o mundo, comemora o dia de Corpus Christi. Nome que vem do latim e significa “Corpo de Cristo”.

A festa de Corpus Christi acontece na primeira quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade e tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia - o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.
Esta solenidade teve início no século XIII, na pequena cidade italiana de Bolsena.

No ano de 1263 um padre da Boemia, Alemanha, que tinha dúvidas sobre a presença real de Jesus na Eucaristia, presenciou um milagre durante uma viagem que fazia à Itália. Celebrou um Missa no túmulo de Santa Cristina na cidade de Bolsena, e no momento da consagração, viu escorrer sangue da Hóstia Consagrada banhando o corporal.

O sacerdote impressionado correu até a cidade de Orvieto, onde morava o Papa Urbano IV, que enviou a Bolsena um bispo para ter a certeza do ocorrido e levar até ele o tecido ensangüentado. Não suportando a espera, o Pontífice foi ao encontro do Bispo para ver o corporal. Eles se encontraram na ponte do sol, e ao ver todas as provas do milagre, ajoelhou-se no chão e se dobrou sobre aquela hóstia sangrando e exclamou: "Corpus Christ (Corpo de Cristo)!"

Em 11 de agosto de 1264, o Papa Urbano IV proclamou a bula “Transiturus”, que instituía para todo o cristianismo a Festa de Corpus Christi. Algumas semanas antes de pronunciar este importante ato, no dia 19 de julho, o Papa junto com alguns cardeais e uma multidão de fiéis, fizeram uma solene procissão pelas ruas da cidade levando o corporal manchado de Sangue. Esta foi a primeira procissão de Corpus Christi.

.....
 
Aqui em Recife, não sei se em todo Pernambuco, o feriado de Corpus Christi é trocado pelo feriado de São João, e como a festa este ano caiu no meio dos festejos juninos, será celebrada no domingo próximo
.

Nenhum comentário: