Esse blog destina-se ao registro de acontecimentos da família Caffé além de coisas do cotidiano, diversão, arte, reflexão, passeios, música e tudo que chamar a nossa atenção.



*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*


quinta-feira, 16 de junho de 2011

Dicas simples, para fazer o bolo perfeito


Ainda pensando nas festas juninas e nos variados tipos de bolos e gostosuras que iremos fazer, posto aqui algumas dicas para que seu bolos saiam p e r f e i t o s!!!!!
Parece simples preparar um bolo dourado por fora, fofinho e aerado por dentro. E é:. basta ter à mão ingredientes de qualidade e seguir a receita com precisão. Mas saiba que algumas dicas preciosas podem ajudar a aprimorar aquela receita antiga ou uma que você acabou de descobrir.

Quem garante é a “boleira” Simone Ferrarezzi, da Crazy For Cakes, especialista em preparar bolos simples, mas cheios de sabor. “É importante seguir a receita exatamente como ela é. Além disso, é preciso prestar atenção no prazo de validade dos produtos”, completa.

A confeiteira ensina também que, antes de fazer qualquer receita, é preciso separar todos os ingredientes medidos e pesados antes da preparação. “Isso facilita o trabalho na cozinha e garante um sucesso maior à sua receita”, conta.

Veja abaixo, os conselhos da especialista para preparar o bolo perfeito.

Farinha

Para o preparo de massas, bolos e doces, utilize sempre a farinha que está indicada na receita. “É importante que ela seja pura, sem adição de fermento, pois como cada receita pede uma quantidade específica deste produto, isso pode acabar alterando o resultado”, diz.
Procure peneirar a farinha antes de usar para ter certeza que não terá resíduos ou grumos. “Isso também ajuda a tornar a massa mais leve e aerada. E não se esqueça de conservá-la sempre em local seco, fresco e arejado”, completa.

Ovos

Esse é um ingrediente que precisa de muita atenção, da hora da compra até a utilização. “Compre sempre ovos grandes e que estejam no prazo de validade. Mantenha-os em local fresco e arejado. Você pode mantê-los no refrigerador, mas retire-os alguns minutos antes de utilizar, até que atinjam a temperatura ambiente”, diz Simone. “E antes de acrescentá-los a massa, quebre-os um a um em um recipiente separado, para se certificar que não estão ruins”, diz.

Açúcar

Cada receita pede um tipo de açúcar: branco, refinado, o granulado, o de confeiteiro ou o mascavo.

“Em qualquer um dos casos, o importante é sempre usá-lo peneirado e na quantidade certa. O excesso de açúcar pode resultar em um bolo pesado e pode dificultar seu crescimento”, alerta Simone.

Leite ou iogurte?

Algumas receitas pedem o uso de leite e outras, de iogurte. Ambos servem para tornar o bolo mais úmido, "O ideal é sempre seguir a receita”, sugere a boleira. “.

Fermento

Como em qualquer outro ingrediente, no fermento a validade é a primeira coisa na qual se deve prestar atenção. Para fazer bolos, o ideal é usar fermento em pó. Na maioria das vezes, ele é o último ingrediente a ser adicionado à massa, já que assim que é misturado aos líquidos, começa a agir. “

Massa

Há diversas técnicas usadas na hora de fazer a massa do bolo -você utilizar a batedeira, o liquidificador ou usar uma colher de pau ou fouet. “Para receitas que levam óleo, normalmente usa-se o liquidificador. Quando a receita é preparada com manteiga, utilizamos a batedeira.

Se preferir bater o bolo na mão, misture muito bem todos os ingredientes para que a massa fique homogênea. Lembre-se sempre que se as claras forem batidas em neve, estas devem ser incorporadas à massa com delicadeza, sem bater”, explica a boleira.

Simone diz ainda que para ter um bolo macio, você precisa usar os ingredientes sempre em temperatura ambiente e na quantidade exata solicitada na receita.

Formas

Cada receita pede um tamanho de forma. Por isso, antes de escolher a sua, verifique a quantidade de ingredientes da receita escolhida. "O ideal é que a quantidade de massa colocada na forma, nunca ultrapasse 3/4 de sua altura.


Na hora de untar, ela ensina que o melhor é usar a margarina, que tem mais cremosidade e é mais fácil de espalhar. "Ela faz com que o bolo não grude e ainda ajuda a dourá-lo nas laterais", diz. Depois, é só polvilhar com farinha de trigo e bater o excesso.

"Se preferir, você pode usar papel manteiga. Para isso, espalhe alguns pontinhos de margarina na forma, corte o papel no tamanho de seu fundo e “cole” sobre a margarina”, diz a especialista. Mas esteja atento pois cada receita pede um método específico para untar. O melhor é sempre seguir a indicação", atesta.

Forno

Antes de assar qualquer bolo, preaqueça o forno por pelo menos 10 minutos. "Isso faz com que a temperatura interna esteja ideal no momento em que o bolo entra no forno. Procure assá-lo em temperatura média, a 180ºC e nunca abra o forno durante o cozimento: a mudança brusca de temperatura fará seu bolo murchar”, adverte.

Cozimento

O excesso ou a falta de algum ingrediente pode fazer com que o bolo afunde no meio. Isso também pode ocorrer se a massa estiver muito líquida. Neste caso, vale checar a receita e durante a preparação, alterar a quantidade de farinha, por exemplo.
“Uma maneira de evitar surpresas é verificar se a grade do seu forno está na posição correta, sem um lado mais alto que o outro”, ensina Simone. "Outra dica é, colocar a massa na forma e nivelar com uma faca, para que o bolo cresça de maneira uniforme".

Ficar atento à temperatura e ao tempo de cozimento indicado para que seu bolo cozinhe por dentro e doure o necessário é outra precaução a ser tomada. "Se o forno estiver quente demais, o bolo pode dourar e a massa continuar crua por dentro’, conta Simone.

“Evite abrir o forno a todo momento pois deste modo seu bolo irá murchar. Abra somente quando estiver bem próximo do tempo total que a receita solicita", diz. Para controlar o tempo com precisão, ela sugere o uso do timer.

Para se certificar que o bolo está assado, vale o velho truque de espetar um palito no centro da forma: se ele sair limpo, está pronto. "Se sair líquido e ele já estiver dourado, retire o bolo do forno, cubra com papel alumínio e leve de volta ao forno até terminar o cozimento”, finaliza.


O mesmo vale para não deixar o bolo "solado", pesadelo que qualquer pessoa que já tentou preparar o doce já enfrentou ao menos uma vez. “O correto é sempre seguir a receita à risca. A falta ou excesso de algum ingrediente pode atrapalhar todo o processo. O bolo precisa de um tempo certo para assar e é preciso ter paciência", finaliza.


Fonte  www.receitas.uol.com.br

Nenhum comentário: