Esse blog destina-se ao registro de acontecimentos da família Caffé além de coisas do cotidiano, diversão, arte, reflexão, passeios, música e tudo que chamar a nossa atenção.



*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*


domingo, 24 de julho de 2011

12 regras de etiqueta e boas maneiras
para quando se visita alguém no hospital




Muitas vezes não se pensa  no que se deve fazer quando visitamos um doente no hospital. Normalmente as pessoas internadas anseiam pelas visitas dos familiares e amigos, mas pode ser muito perturbador emocionalmente se não fizermos a coisa certa.
Devemos ter em atenção diversas coisas:

1. Se não for um familiar próximo, então ligue com a família da pessoa ou para o hospital para saber se, e quando pode visitar a pessoa internada.

2. Se for possível, ligue para o paciente e pergunte se ele está disposto a receber visitas.

3. Planeje uma visita que não demore demasiado tempo, pois usualmente quem está doente não tem a disposição para  conversar, ou  para receber outra pessoa durante longos períodos de tempo.

4. Esteja atento ao fato da pessoa se cansar com a sua visita. Se perceber que o doente está  querendo dormir, mesmo que esteja há pouco tempo com ela, despeça-se e visite-a noutro dia.

5. Usualmente as visitas nos hospitais são limitadas a um certo número, por isso tente não demorar, pois pode ter alguém  à espera da sua saída para poder entrar.

6. Seja uma pessoa positiva, cordial, simpática - não dê notícias perturbadoras. Anime sempre a pessoa, mesmo que ela seja negativa.

 

7. Leve consigo algo que saiba que pode entusiasmar a pessoa: uma revista sobre o tema favorito dela, uma moldura com a fotografia da família, um pequeno ramo de flores com vaso (nem todos os hospitais têm vasos ou permitem flores), um bicho de pelúcia, um jogo, um pequeno cesto de fruta (pergunte antes se pode levar fruta ou algo para a pessoa comer).

8. Se for feito algum tratamento ou servida alguma refeição durante a sua visita, deixe o paciente ficar a sós durante esse período, saia do quarto, e volte depois.

9. Evite colocar perfumes, ou transportar odores fortes que possam perturbar a pessoa, especialmente se ela estiver com náuseas.

10. Se o quarto de hospital for partilhado, cumprimente os restantes doentes e suas visitas quando chegar e quando sair; se achar oportuno deseje também as melhoras.

11. Se levar consigo alguma criança para visitar a pessoa internada, antecedentemente telefone para o hospital para saber se pode levar uma criança consigo durante a visita.

12. Se for permitida a visita de crianças, previamente, explique à criança que vai entrar num hospital onde não pode brincar e fazer barulho, e certifique-se que assim o é. Nunca permita que ela esteja sem supervisão. Também não a force a cumprimentar o paciente se esta não se sentir confortável com isso.
.

2 comentários:

Cristina disse...

Ótimas dicas!! Tem coisas que podem ser feitas pelo visitante, sem nenhuma maldade mas por não se pensar nesses detalhes antes de sair de casa.

A foto, então, ficou maravilhooooosa!
Adorei.
Beijos

Regina disse...

Eu que passei muito tempo em hospital sei como isso tudo é importante. As pessoa precisam saber dessas coisas. Valeu!