Esse blog destina-se ao registro de acontecimentos da família Caffé além de coisas do cotidiano, diversão, arte, reflexão, passeios, música e tudo que chamar a nossa atenção.



*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*


sexta-feira, 1 de julho de 2011

ETIQUETA

 .

 Regras de Etiqueta.

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, as regras de etiqueta social não servem apenas para ocasiões formais e devem ser respeitadas independentemente da ocasião.Para evitar passar vergonha em algumas situações é importantíssimo conhecer algumas regrinhas.

* Quando for a um casamento, não se vista de preto (é demasiado triste e demasiado associado aos funerais), nem de branco - esta cor deve ser exclusiva da noiva nesse dia.


* Se você não fizer idéia do nome da pessoa que vem falar com você não se desespere, essas coisas acontecem. Diga simplesmente: "Lembro-me perfeitamente de você, mas infelizmente, seu nome me escapa."

* Para recusar um convite sem ser indelicada basta usar da verdade ou dê uma desculpa atenciosa, sempre com antecedência, para que a anfitriã possa em seu lugar convidar outra pessoa. 

 * Nada mais deselegante do que atender o celular no meio de outras pessoas e ficar conversando ali. Procure pedir licença se a ligação for importante e vá a um lugar mais sossegado para a tender o telefonema.

 * Oferecimento de préstimos do viajante não é pra valer, desse modo não faça encomenda nem peça pra trazer nada.

 * Presidente da República e governador só podem ser convidados para casamento, se padrinhos, porque terão sempre lugar de honra.

* Não se deve perguntar onde uma pessoa comprou a roupa. A roupa pode ser emprestada ou de liquidação, e a pessoa tem o direito de não querer revelar isso. Você pode, no máximo, elogiar a peça e torcer para que a pessoa conte onde comprou. Preço não se pergunta nunca.
   
Em um jantar:
* Se seu garfo caiu no chão não abaixe para apanhá-lo. Chame o garçom e peça outro. Se for num jantar informal, avise a pessoa que está servindo a mesa ou, em último caso, comunique discretamente a dona da casa.

* Não encha demais o garfo ou colher.

* Não encha demais a boca.

* Não mastigue de boca aberta.

* Nunca fale de boca cheia.

* Quando terminar de comer nunca empurre o prato, e muito menos deve entregá-lo ao   empregado da mesa.
 
Aproveite as dicas e não dê vexame.

.

2 comentários:

Cristina disse...

Dicas interessantes e algumas engraçadas...

Beijos

Regina disse...

Gostei das dicas. Tem muita gente precisando saber disso. Adorei!