Esse blog destina-se ao registro de acontecimentos da família Caffé além de coisas do cotidiano, diversão, arte, reflexão, passeios, música e tudo que chamar a nossa atenção.



*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*


sábado, 23 de julho de 2011


Cuidados com os pés
Débora Russi Frasquete


Nossos pés são a base de sustentação do nosso corpo, e por isso merecem cuidados especiais. Muitas vezes, por falta de costume ou até mesmo de informação, muita gente se esquece dos pés na hora da higiene pessoal e esses cuidados têm grande importância para a saúde, visto que problemas de desconforto podem evoluir para problemas estruturais mais sérios.

Toda mulher sente vergonha de seus pés quando mal cuidados, e no inverno, normalmente, essa situação é mais corrente. Com o uso contínuo de sapatos fechados, muitos se esquecem dos cuidados que deixam os pés bonitos. As unhas merecem grande atenção porque encravam e infeccionam com facilidade, e para acabar com isso basta cortá-las retas, não tirar os cantos e lixar para que não fiquem sob a pele. 


Os cuidados incluem uma esfoliação semanal durante o banho para retirar as células mortas. As lixas somente devem ser usadas a cada 15 dias ou até mesmo uma vez por mês, em movimentos circulares.


Um cuidado que muitas pessoas se esquecem é após o banho enxugar bem os pés, sobretudo entre os dedos para não acumular umidade. É preciso ter certeza que os pés estão completamente secos antes de calçar um sapato pois a umidade faz aumentar as chances de proliferação de bactérias.


Todo mundo sabe que combater o ressecamento da pele é indispensável, por isso os pés não ficam de fora. Hidratá-los com um produto específico, pelo menos uma vez ao dia, é muito importante. Lembre-se de não passar o hidratante entre os dedos para que não haja umidade; em vez de creme, use talco nessa região.


O tempo em que você fica de esmalte também interfere na saúde dos pés. Começam a surgir manchas brancas nas unhas quando estas são expostas ao produto por muito tempo. Isso ocorre porque ele cria um ambiente favorável a fungos. Segundo alguns podólogos o tempo ideal para ficar com o esmalte é de só 3 dias.


Uma dica para melhorar a saúde dos pés é deixá-los de molho em água morna com vinagre (para cada litro de água acrescentar meio copo de vinagre), por dez minutos. Massageando-os com óleo de amêndoas ou com creme hidratante. Faça isto uma ou duas vezes por semana. Na praia, é importante passar protetor solar nos pés porque além de evitar o ressecamento da pele, previne contra o câncer.


Existem outros cuidados, que também são indispensáveis para pés saudáveis. 
Andar sempre calçado, por exemplo, evita o engrossamento da pele dos pés. 
Usar tênis e meias mais macias, de preferência de algodão, além de absorverem melhor a transpiração, protegem os pés dos fungos e das bactérias causadores de micose e mau cheiro. 
Ao usar saltos, o ideal é optar pelas plataformas e bicos mais largos, para amenizar os problemas recorrentes do seu uso. 
Procurar semanalmente a pedicure e usar hidratantes antes de dormir também é essencial.

Estes são cuidados simples que mudam a aparência dos pés. Seguindo-os você terá pés mais saudáveis e bonitos e consequentemente, não terá vergonha de mostrá-los a mais ninguém.

3 comentários:

Gráqcia disse...

Coitadinho dos pés, como eu esqueço de cuidar deles. Eu não sei o que é ficar sem esmalte, é tirando um e colocando outro.
Boas dicas, vou procurar ter mais cuidado.
Bjs

Regina disse...

Eu também esqueço dos meus! Preciso cuidar deles!

Cristina disse...

Eu não fico atrás. Deixo os pobrezinhos bem esquecidinhos...
Essa matéria é pra que a gente lembre da sua importância e mude de atitude.
Eu já comecei a mudar!!
Beijos