Esse blog destina-se ao registro de acontecimentos da família Caffé além de coisas do cotidiano, diversão, arte, reflexão, passeios, música e tudo que chamar a nossa atenção.



*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*


domingo, 10 de julho de 2011

 USANDO O CARRO DE MANEIRA MAIS CONSCIENTE

Vá mais devagar
Já reparou que, na estrada, o carro consome menos combustível, apesar de andar mais rápido? É porque, além de não ter que ficar acelerando e desacelerando o tempo todo, a própria inércia ajuda a movimentá-lo. Na cidade, você pode atingir um resultado semelhante se acelerar devagar e deixar que a inércia faça a parte dela.

Use o freio de mão
Quando estiver no semáforo, desengate e puxe o freio de mão. Você economiza o fluído do freio e também a embreagem.

Tire o bagageiro quando não estiver usando
Qualquer peso extra no carro causa aumento no consumo de combustível. Um bagageiro vazio gasta 10% a mais de combustível, devido ao seu peso e aumento da resistência do ar.

Desligue o ar condicionado
Estima-se que o uso do ar condicionado consome até 10% do combustível do veículo. É quase um mês por ano. Abra a janela e economize também um bom dinheiro!

Faça as revisões em dia
Alguns fabricantes dizem que “carro regulado não polui”. Não precisamos dizer que é exagero, né? Mas já ajuda. Além disso, você aumenta a vida útil do veículo e diminui gastos com eventuais quebras.

Sempre que abastecer, calibre os pneus
Crie esse hábito, que faz o carro andar melhor e gastar bem menos.

Planeja seus caminhos
Use o Google Maps ou GPS para pegar os melhores caminhos. Evite sair no horário do rush.

Evite o drive thru
 Comer no carro é o pior dos mundos: você precisa manter o motor ligado durante a fila, é desconfortável e ainda utiliza mais embalagens descartáveis do que se fosse à lanchonete. Pare no estacionamento e coma tranquilo.

Dê carona
Numa cidade como São Paulo, em que a maioria dos carros só tem um ocupante, é sempre bom lembrar. Organize-se, especialmente no trabalho. Todos só têm a ganhar.

Dirija com atenção e não desperdice combustível
Escolha as marchas corretas, utilize o freio de mão ao invés do pedal quando possível, desligue o carro quando ele ficar mais de 1 minuto parado. Dessa forma, você economiza dinheiro, combustível e o meio-ambiente.

Lave o carro a seco
Existem diversas opções de lavagem sem água, algumas até mais baratas do que a lavagem tradicional, que desperdiça centenas de litros a cada lavagem. Procure no seu posto de gasolina ou no estacionamento do shopping.

Quando for trocar de carro, escolha um modelo menos poluente
Todos os anos, o IBAMA divulga uma tabela com os modelos de carro mais poluentes. Consulte antes de tomar a sua decisão.

Fonte: http://mudeomundo.com.br/category/dicas/
 ◘

2 comentários:

Grácia disse...

Amei as dicas, estas são maneiras conscientes de usar o automóvel.

Regina disse...

Boas dicas.