Esse blog destina-se ao registro de acontecimentos da família Caffé além de coisas do cotidiano, diversão, arte, reflexão, passeios, música e tudo que chamar a nossa atenção.



*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*


domingo, 1 de abril de 2012


As características do líder eficaz
Por Moacir da Silva Garcia 

Liderar pelo exemplo, eliminar a burocracia, tirar o melhor de cada profissional, ser empático, estabelecer objetivos. Poucas palavras que ajudam a caracterizar um líder.


Certa vez li o livro O Gerente Minuto, de Kenneth Blanchard e Spencer Johnson, que trazia 03 dicas interessantes de liderança: estabeleça objetivos; faça elogios; e repreenda, se necessário.

Além dessas dicas, outros líderes concordam que é necessário também liderar pela motivação, eliminar a burocracia e simplificar a forma de se fazer as coisas.

Não só isso, mas também é imprescindível o líder dar o exemplo, agir com honestidade com seus liderados e ainda, procurar tirar o melhor de cada um, desenvolvendo o potencial latente que cada profissional possui.

Resta falar ainda numa característica marcante na personalidade da maioria de líderes, como Martin Luther King, Jesus Cristo, entre outros grandes nomes: a empatia – capacidade de se colocar no lugar do outro.

Por fim, é necessário que o líder aprenda tanto o seu serviço quanto o dos colaboradores. Assim, terá, de fato, condições de corrigir e de orientar seus profissionais – sem tirar a liberdade de cada um escolher os meios e os métodos de agir.



Um comentário:

Grácia disse...

Maravilhosas as dicas!!! Sem liderança hoje em dia a gente vai ficando para trás.
Beijos