Está na hora de comprar o peixe ou o crustáceo
para a Sexta Feira Santa!!!
As receitas podem ser as mais variadas para essa época da semana. Peixe ao coco, cozido, ao forno. A preferência é de quem vai apreciar o prato. Mas na hora de comprar o peixe existem vários cuidados que devem ser tomados para não correr o risco de comer o alimento estragado.
No mercado, os pescados têm que ficar no gelo para não proliferarem as bactérias. Os olhos devem estar brilhantes, o peixe deve ter escamas bem aderidas ao corpo e o cheiro deve ser característico, lembrando o cheiro do mar.
Não podemos nos descuidar também na hora de escolher os crustáceos. Camarão sempre com a carapaça no corpo e sem nenhuma coloração estranha. Polvo só congelado com pele bastante úmida e elástica e o siri sempre com todas as patas aderidas à cabeça.
SAIBA MAIS:
Depois de descongelado, o pescado não deve ser congelado outra vez. Tem que ir direto para a panela.
É importante o consumidor observar o ambiente onde fica o alimento e as condições de higiene nas quais o manipulador trabalha.
O peixe inteiro acaba saindo mais em conta no orçamento do que o peixe em postas.
O peixe apresenta bom estado quando: tem carne firme, elástica, resistente à pressão dos dedos; cauda firme e na direção do corpo; cheiro característico; escamas bem aderidas ao corpo e aspecto brilhante e úmido.
Fonte: Diário de Pernambuco
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário