Esse blog destina-se ao registro de acontecimentos da família Caffé além de coisas do cotidiano, diversão, arte, reflexão, passeios, música e tudo que chamar a nossa atenção.



*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*


sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Saiba como evitar a retenção de líquido, um problema que afeta quase toda mulher


Barriga estufada, rosto cheinho, seios aumentados, pés inchados. Todos esses são sintomas da retenção de líquido, um problema que afeta muitas mulheres pelo menos uma vez por mês, antes da menstruação. Mas a verdade é que as causas da retenção de líquido vão além da TPM. 

É preciso investigar do que se trata antes de se assustar com os dois ou três quilos que podem aparecer num período de poucos dias. Má alimentação, sal em excesso, insuficiência renal, falta de exercícios físicos e até o uso de antinflamatórios e da pílula anticoncepcional podem provocar este desconforto.

Para evitar a retenção de líquido, há uma série de coisas que podem ser feitas. "Prestar atenção na alimentação é fundamental. Se você come poucas hortaliças e frutas, acrescente esses alimentos no seu cardápio. Eles facilitam e prolongam a digestão, melhorando a absorção de minerais que evitam a retenção", diz a médica ortomolecular Adriane Matta. "Corte ou diminua a ingestão de líquidos durante as refeições, vai ajudar na digestão e evitar a retenção de líquidos". 

Retenção é comum na TPM

A TPM é um período delicado em que a retenção insiste em aparecer. As mudanças nos hormônios, no metabolismo e no apetite são fatores propícios para o inchaço. "Para diminuir o desconforto, é importante beber muita água para limpar o organismo. Pense numa média de oito copos por dia", diz a médica. "Exercício aeróbico também é fundamental porque faz com que você acelere o metabolismo e elimine mais urina. O período pré-menstrual acaba sendo mais guloso. Come-se mais gordura e doces, que aumentam a produção de toxinas. Tente se controlar", completa. Chás que ajudam na digestão e têm efeito diurético são eficientes contra a retenção de líquido. Além disso, a drenagem linfática é muito eficaz. 


Como evitar o inchaço:

. Beba muita água, pelo menos oito copos por dia. Além de estimular os rins e melhorar a circulação, elimina as toxinas
. Invista em hortaliças e alimentos ricos em água, como chuchu, pepino, melancia, pêra e abacaxi. As folhas facilitam a digestão. Rica em potássio, a água de coco é boa opção. Aipo, beringela, alho e fibras também são alimentos funcionais que ajudam a prevenir a retenção
. Faça exercícios regularmente
. Diminua o sal nas refeições
. Aposte na drenagem linfática
. Tome chás diuréticos, como os de hortelã e cavalinha
. Evite alimentos que fermentam e provocam gases, como repolho, couve, couve-flor, batata-doce
. Cuidado com as carnes com muito sal, como bacalhau, carne-seca e embutidos. 



.

Nenhum comentário: