Esse blog destina-se ao registro de acontecimentos da família Caffé além de coisas do cotidiano, diversão, arte, reflexão, passeios, música e tudo que chamar a nossa atenção.



*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*


quinta-feira, 9 de agosto de 2012


Saiba usar eletrônicos sem prejudicar sua saúde
Daniela Macedo e Gabriella Sandoval

A satisfação de manter-se conectado 24 horas por dia, ouvir música alta sem incomodar os vizinhos ou passar a tarde aniquilando inimigos no videogame tem seu preço.

A seguir, médicos ouvidos por VEJA relacionam os riscos que o uso prolongado de alguns eletrônicos pode trazer à saúde.

Fones de ouvido:

Sensação de ouvido entupido, zumbido e perda da audição são problemas associados ao uso inadequado de fones.
“O ouvido humano tolera, sem riscos, sons de até 80 decibéis. Ruídos entre 80 e 100 decibéis podem causar danos a longo prazo e, acima de 100 decibéis, a lesão pode ser instantânea”, explica o otorrino Oswaldo Laércio Mendonça Cruz, do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Os fones de ouvido potentes podem reproduzir sons com mais de 100 decibéis — intensidade equivalente à de uma furadeira. As reclamações são cada vez mais frequentes nos consultórios, mas reduzir o volume apenas estabiliza o estrago. “Uma vez danificadas, as células sensoriais do sistema auditivo não se regeneram”, resume Mendonça Cruz.


Monitores e telas de celulares:

O ressecamento provocado pela redução natural na frequência de piscadas diante da tela de um computador, tablet ou smartphone costuma causar ardência nos olhos. Para umedecê-los e reduzir o desconforto, mantenha sempre à mão um colírio lubrificante, também conhecido como lágrima artificial. Usar mais de um aparelho simultaneamente pode trazer outro inconveniente. “Mudar o foco para diferentes objetos rapidamente, seguidas vezes, pode provocar dor de cabeça”, explica Aderbal Alves Junior, presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia.

O problema é agravado em quem usa óculos multifocais, uma vez que, para obter foco, é preciso direcionar os olhos para áreas específicas da lente.


Teclados e mouses de smartphones:

Os movimentos repetitivos do polegar quando se manuseiam os diminutos mouses e teclados podem provocar tendinite e dor nas articulações - a dor é tão comum entre os digitadores de smartphone mais habilidosos que ganhou o apelido de “dedão de BlackBerry”.


Joysticks de videogames:

Pressionar o joystick deixa as mãos em tensão permanente - a qual pode provocar, ironicamente, uma lesão típica de atletas. A epicondilite, ou “cotovelo de tenista”, é uma inflamação dos tendões do cotovelo que causa dor ao longo de todo o antebraço.

Fonte: Revista VEJA  - 30/05/2012

***

2 comentários:

Regina disse...

Tenho que usar um colírio lubrificante, pois passo muito tempo no computador. Isso me ajudou muito.

Cristina disse...

Também uso e o resultado é muito bom mesmo!!