Esse blog destina-se ao registro de acontecimentos da família Caffé além de coisas do cotidiano, diversão, arte, reflexão, passeios, música e tudo que chamar a nossa atenção.



*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*


terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

PILATES

Descubra todas as vantagens desse salutar exercício que exige disciplina, concentração e equilibrio.

Entre as inúmeras vantagens do Pilates, são de destacar o aumento da flexibilidade, a activação dos músculos do tronco e a melhoria da estabilidade pélvica e lombar, o que contribui para uma melhor postura, sem dores nas costas.
Para além disso, este método é um fantástico aliado contra o stress diário. Conheça-o um pouco melhor.

Como surgiu o Pilates?
Joseph Pilates (1880-1967) foi um alemão que sofreu, durante a infância, de raquitismo, asma e febre reumática. Tais acontecimentos levaram-no a interessar-se pelo estudo da anatomia e fisiologia humana e dos fundamentos de medicina oriental.
Através do seu trabalho e para evitar passar o resto da vida dependente de uma cadeira de rodas, desenvolveu cerca de 500 exercícios que o ajudaram, bem como aos seus seguidores, a levar uma vida longa e sã.

Em que consiste este método?
É um conjunto de exercícios controlados, pausados e metódicos, através dos quais se exercitam todos os músculos do corpo. Proporciona elasticidade e flexibilidade (possibilita movimentos mais harmoniosos), define e tonifica o corpo e ajuda-nos a conhecê-lo melhor.
Para além disso, actua também ao nível psíquico, melhorando o autoconhecimento e diminuindo os níveis de ansiedade e stress.

Como beneficia a saúde?
É ideal para fortalecer os músculos das costas e, desta forma, evitar contracturas. É também um excelente exercício de fisioterapia para qualquer tipo de problemas ou deficiência física. Mas não é necessário ter uma doença concreta para praticar Pilates: faz bem a qualquer pessoa e, para além disso, ajuda a equilibrar a mente.

Quais os benefícios psicológicos?
O relaxamento mental nota-se a partir do primeiro momento. Para além disso, o Pilates é uma óptima ajuda para se desligar de todos os problemas quotidianos.
É necessário que se concentre bastante, tanto na respiração como na realização correcta dos exercícios, para, assim, conseguir desligar-se de todos os problemas e atingir a neutralidade mental.

É um bom aliado contra o stress?
Sim, porque para além de ajudar a libertar tensões, como qualquer outro exercício, o Pilates ensina a respirar adequadamente, factor fundamental para poder lidar com o stress em qualquer momento do dia-a-dia.
Ainda assim, o melhor é atingir o controlo mental para tentar pensar sempre positivo, mesmo nos momentos mais adversos. De qualquer das formas, se não o conseguir, o exercício ajuda a relaxar tanto física como mentalmente.

Notam-se resultados em quanto tempo?
Cada sessão de Pilates dura uma hora. Praticá-lo três vezes por semana é o ideal mas, com apenas duas sessões por semana já se verificam algumas mudanças.
Os resultados fisioterapêuticos notam-se muito precocemente (em cerca de três sessões). E os benefícios estéticos (corpo forte e tonificado) notam-se entre as sessões 30 e 40. A partir daí, não o vai conseguir abandonar! 

Quem pode praticar?
O método Pilates não escolhe género nem idade. Conta com um grande número de exercícios de intensidade e dificuldade muito variáveis, que tanto se podem adaptar a crianças como a adultos.
É ideal para mulheres que procuram um exercício tranquilo mas que as mantenha em forma, para homens que pretendam complementar outros exercícios e ganhar flexibilidade ou para idosos que queiram aumentar a sua resistência face aos desafios do quotidiano e fazer exercício sem correrem o risco de se lesionar.
Este método está apenas contra-indicado em pacientes com cancro em estado avançado, já que exige um esforço físico demasiado grande.

Quais os benefícios do Pilates?
  • Melhora a força, a flexibilidade e o tónus muscular. Reduz a fadiga.
  • Fortalece os músculos sem causar dor nem danificar as articulações.
  • Melhora a postura, a coordenação e o equilíbrio.
  • Melhora a respiração e a auto-estima, e reduz o stress.
  • Tonifica a silhueta, alisa a barriga e ataca a celulite por completo.

(A responsabilidade editorial e científica desta informação é da revista Prevenir)

3 comentários:

Gracia Caffé disse...

Gostei muito deste artigo sobre Pilates, é bem minuncioso e explica realmente todos os seus beneficios.
Antes eu pensava que o Pilates era indicado para pessoas com problemas musculares e de articulação, agora estou pensando seriamente em praticá-lo.
Na verdade, eu não quero continuar só pensando, mas marcar presença.
Beijos

Cristina disse...

Tenho certeza que você vai amar. Eu gosto, tanto das aulas, quanto dos resultados.
Beijos

Regina disse...

Tenho muita vontade de fazer, pois já tinha ouvido falar muito bem do pilates. E agora com essas informações é que a vontade aumentou.
Bjs